Conheça tudo que faz uma Agência Transfusional e como ela contribui para salvar vidas.
A Agência Transfusional é um módulo do sistema Hemovida que gerencia todas as etapas relacionadas à transfusão de sangue, como a estocagem das bolsas de sangue e hemocomponentes, sua reserva e distribuição para unidade solicitante.
Com a ampliação do Hospital Santa Teresinha, além dos leitos de UTI, a nova unidade será contemplada com uma Agência Transfusional. Para se ter uma ideia, pacientes em estado grave que necessitem de transfusão de sangue podem esperar até 6 horas para a captação junto ao Hemosc, que está localizado hoje em Criciúma. Em alguns casos esse tempo de espera pode decidir o futuro do paciente.
A agência transfusional não realiza a coleta do sangue, ou seja, para doação de sangue o Hemosc de Criciúma será ainda o local indicado. No entanto, todo processo de armazenamento e distribuição acontece pela agência, auxiliando no atendimento de pacientes pela unidade.
Entre os serviços oferecidos pela agência estão: atendimento aos setores do hospital nas necessidades transfusionais; realização dos exames pré-transfunsionais; identificação das reações transfunsionais através de exames e notificações na NOTIVISA/ANVISA; controle de qualidade interno e externo dos reagentes e hemocomponentes; fraciona o sangue para as transfusões em pacientes pediátricos; promove ações para captação de doadores de sangue e participa do Comitê Transfusional Multidisciplinar. Tudo isso atendendo as exigências das normas vigentes da APEVISA/ANVISA. “A instalação da Agência Transfusional irá salvar vidas e este é o principal intuito do Hospital Santa Teresinha. Paralelamente a sua ampliação já estamos nos preparando para cada processo de implantação”, explica a enfermeira coordenadora do Comitê Transfusional, Janieli Luckmann.
Com a instalação dos leitos de UTI e da Agência Transfusional o Hospital Santa Teresinha passará a ser um hospital de grande porte, sendo referência na região para o atendimento de casos complexos.
Porque doar sangue?
O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, ele é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes a todos os órgãos, sendo essencial para a vida. São inúmeros casos em que pacientes necessitam de transfusão de sangue, além de acidentes, cirurgias e queimaduras, doenças como hemofilia, leucemia e anemias também podem necessitar de transfusão.
Doar sangue é um ato tranquilo e seguro e não coloca em risco a saúde. Se cada pessoal saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam hemocomponentes suficientes para atender toda população.
Uma única doação de sangue, pode salvar várias vidas.