Santa Catarina continua líder entre os estado do país em doações de órgãos para transplantes. Nos nove primeiros dias de dezembro, a SC Transplantes registrou 13 doações. Na última terça-feira, 09, a instituição recebeu cinco autorizações para retirada de órgãos de famílias residentes em Tubarão, Criciúma, Joinville e Joaçaba.
Além de contar com a solidariedade do povo catarinense, a instituição investe periodicamente no treinamento dos coordenadores de transplantes dos principais hospitais do estado. Esses profissionais são responsáveis pelo processo de doação até a chegada da equipe de captação. São eles que fazem a entrevista com os familiares no hospital e mantém o doador em boas condições até que equipe médica faça a retirada dos órgãos.
“Na semana passada realizamos em Balneário Camboriú mais um treinamento com duração de três dias. A SC Transplantes investe muito nos treinamentos que, além de qualificar as equipes, ajudam muito no processo de aceitação da família em autorizar a doação”, explica Joel de Andrade, coordenador Estadual da SC Transplantes.
O mês de dezembro, segundo Andrade, normalmente registra um pico de doações. “Não há comprovações sobre a razão do aumento de doações, mas quero crer que o espírito de solidariedade da nossa população, sempre comum nesta época do ano, contribui muito”, pondera o coordenador da SC Transplantes.
Fonte: http://portalses.saude.sc.gov.br