Manter os exames de rotina sempre em dia é a melhor forma de prevenir doenças. O dia da mulher (08/03) acende um importante alerta, segundo pesquisa da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) realizado ano passado, apenas 20% das mulheres brasileiras vão ao ginecologista com frequência, são 5,6 milhões de mulheres que não costumam consultar um ginecologista-obstetra.
O estudo ainda mostra que 16,2 milhões de mulheres no Brasil não passam por consulta há mais de um ano. “Os exames periódicos diagnosticam alterações na saúde muito antes de aparecer qualquer sintoma de doença. Além de prevenir, ele é mais eficaz para o tratamento e cura de doenças”, explica o ginecologista e obstetra do HST,
Entre 1.089 mulheres pesquisadas a partir de 16 anos, de todas as classes sociais e regiões do país, 31% delas alegaram não procurar um ginecologista por se considerarem saudáveis, mesmo sem terem passado por nenhum tipo de avaliação médica.
Alguns exames são indispensáveis para manter em dia a saúde da mulher. Entre eles:
Exame clínico
Investiga sinais, sintomas e fatores de risco. São realizados pelo ginecologista durante a consulta anual e tem a finalidade de detectar alterações e direcionar exames.
Papanicolau
Detecta alterações celulares iniciais ou até mesmo câncer de colo uterino.
Colposcopia/vulvoscopia
Indicado em casos de alteração do Colo do útero, paredes vaginais ou vulva.
Mamografia
Exame indicado para detectar precocemente o Câncer de Mama.
Ultrassom de mamas
Indicado como complemento do exame de mamografia e em pacientes mais jovens.
Ultrassom transvaginal
Possíveis alterações no ovário como cistos e miomas uterinos.
Densitometria óssea
Realizado após a menopausa, avalia a perda de massa óssea e risco para osteoporose.
Hematológicos, sorologias e dosagens hormonais
São os exames de sangue solicitados a critério médico.