O Hospital Santa Teresinha iniciou na manhã desta terça-feira uma parceria com Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, uma das maiores instituições de saúde do Brasil, para contribuir com uma importante pesquisa nacional.
O Estudo Prisma tem como objetivo analisar a situação de parturientes no Brasil, coletando dados de Infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), entre elas o HTLV. Com mais de 1 milhão de pessoas infectadas em todo o mundo, o estudo brasileiro servirá de subsídio para o direcionamento de políticas públicas para enfrentamento do HTLV e doenças associadas, como HIV, sífilis e hepatites virais, estimando a sua prevalência.
O HTLV (vírus linfotrópico de células T humanas) foi o primeiro retrovírus humano oncogênico causador de doença infecciosa, descoberto na década de 80. Esse vírus infecta, principalmente, as células do sistema imunológico (LTCD4+) e possui a capacidade de imortaliza-las, fazendo com que essas percam a função de defender nosso organismo.
A sua transmissão acontece de forma vertical, de mãe infectada para o filho, durante a amamentação e raramente durante a gestação; através da relação sexual desprotegida (sem uso de preservativo) com parceiro infectado e compartilhamento de seringas e agulhas.
A apresentação do projeto foi realizada pela equipe do Hospital Moinhos e a Maternidade do HST.