HST é certificado como referência em atendimento e prevenção

Quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

O Hospital Santa Teresinha recebeu na última semana duas importantes certificações avalizadas pelos Grupo IBES: nas Melhores Práticas de Prevenção e Controle de Infecções, seguindo os padrões estabelecidos no Manual de Boas Práticas de Prevenção e Controle de Infecções e o certificado de Melhores Práticas de Prevenção e Enfrentamento da Pandemia de Coronavírus, seguindo os padrões estabelecidos no Manual de Certificação Covid-Free.

Em ambas as certificações o HST atingiu mais de 80% em pontuação, garantindo o nível ouro de excelência. A certificação é resultado de uma análise do atendimento do paciente desde a sua entrada no hospital, mostrando todo o processo adotado pela instituição até a sua alta. “A análise é rigorosa e criteriosa e avalia todos os procedimentos realizados pelo hospital durante a estada do paciente, estimando o nível de infecção. Um trabalho em conjunto de toda equipe do Hospital Santa Teresinha desde a recepção, passando pelo acolhimento da enfermagem, atendimento médico e a alta”, explica a enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Morgana Del Canalle.

A certificação possui papel importante também para garantir ambientes seguros para produção, operação e atendimento ao público, em todos os setores do Hospital. Colaboradores e terceiros que prestam serviços ao HST são guiados nas melhores práticas diárias para prevenção de infecção.

O Grupo IBES foi criado da fusão das empresas: Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, IBES International, IBES Knowledge in Healthcare e Be Solutions e realiza atividades de diagnóstico, acreditação e certificação de organizações de saúde, por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação/ONA (Organização Nacional de Acreditação) e pela Metodologia de Acreditação Internacional ACSA e outras metodologias próprias, visando excelência em saúde.

O grupo é a Instituição Acreditadora que mais cresce no país, responsável por 36,9% das novas instituições acreditadas pelo Sistema Brasileiro de Acreditação, 35,4% das certificações válidas no Brasil e 100% do NPS em 2020, demonstrando alto valor agregado. No primeiro trimestre de 2021, quase 62% das novas certificações ONA foram realizadas pelo IBES. “É uma grande alegria para toda a Família HST esta certificação, reconhece que estamos juntos em um objetivo maior: atender com humanidade e excelência nossos pacientes”, completa o presidente, Pedro Michels Neto.

A importância do Controle de Infecções

A Certificação em Boas Práticas de Prevenção e Controle de Infecção auxilia na construção da Cultura de Segurança da Instituição, e evidencia que o Hospital está comprometido em oferecer um ambiente seguro para seus pacientes e colaboradores.

A diminuição no risco de infecções, também impacta economicamente na instituição reduzindo a permanência hospitalar do paciente, seu agravamento de saúde, o afastamento de colaboradores, o alto custo do tratamento de infecções, tanto para o paciente quanto para a Instituição.