A partir desta semana, já atende as segundas e sextas-feiras no Hospital Santa Teresinha, um segundo plantonista. O objetivo do hospital é agilizar o atendimento de urgência e emergência e reduzir o tempo de espera na fila de pacientes, sempre respeitando o Protocolo de Manchester.
Visando cumprir seu papel junto à comunidade, o Hospital Santa Teresinha já realiza com recursos próprios o pagamento do valor excedente do reajuste do sobreaviso médico, cerca de R$20 mil mensais, e agora, a total implantação do segundo plantonista. “Apesar do apoio das prefeituras no pagamento do sobreaviso, o valor não cobre totalmente as despesas, dessa forma o hospital arca com a diferença. O mesmo acontece com a implantação do segundo plantonista. Há meses analisamos essa possibilidade internamente em reuniões desta diretoria e apesar das dificuldades enfrentadas, vemos como essencial ampliar a agilidade no atendimento à população e reduzir o tempo de espera na emergência”, salienta o presidente, Camilo Alberton.
A nova diretoria tem se empenhado em realizar um trabalho transparente e que contribua de forma eficaz com a qualidade no atendimento médico a população. Entre as principais iniciativas em menos de um ano de gestão, a nova diretoria já implantou o Portal Transparência, que tem como objetivo dar maior visibilidade à utilização dos recursos do hospital; o canal ouvidoria; aquisição de equipamentos; reajuste no sobreaviso; investimento em gestão; realização de ação para reforma da pediatria e emergência; o segundo plantonista, entre outras ações.
“O Hospital Santa Teresinha realizou até este mês, cerca de 50 mil atendimentos e mais de 250 mil procedimentos. Nossa preocupação agora é planejar os atendimentos no final de ano, e dessa forma evitar situações recorrentes. Para isso, estamos realizando na próxima semana uma reunião com prefeitos e secretários de saúde para discutir entre outros assuntos, o sobreaviso, o plantão médico e o segundo plantonista para 2018”, explica o diretor, Vitor Hugo Abitante.
A implantação do segundo plantonista é uma medida da nova diretoria e funcionará em caráter experimental, das 13h às 19horas.