Serviço Social do HST: As pessoas em primeiro lugar

Quinta-feira, 20 de maio de 2021
O Serviço Social do Hospital Santa Teresinha trabalha com direcionamento a situação social do paciente, é um olhar além do quadro clínico, pensando no cuidado de forma geral nas mais diversas situações. O adoecimento de uma pessoa muda de alguma forma a unidade familiar e essas modificações impactam no momento da hospitalização. A necessidade de tratamento hospitalar é vivenciada, muitas vezes, com aspectos que causam, medo e angústia. Diante disso, é necessário um olhar especializado e uma abordagem diferenciada para esses pacientes e suas famílias. Escutar, acolher e orientar são peças fundamentais do serviço de Assistência Social dentro da unidade de saúde. Com isso, o profissional irá contribuir e minimizar este processo de transição e o momento de enfrentamento da doença, dando mais segurança ao paciente e seu tratamento. Entre as principais demandas atendidas pelo setor de Assistência Social do HST estão indivíduos que se encontram em situações de violência física, psicológica ou sexual. “Atendemos todos os tipos de casos, entre eles, suspeitas de maus tratos ou negligência, que acometem principalmente, pessoas mais vulneráveis, crianças e adolescentes, mulheres, pessoa com deficiência, pessoa idosa ou em situação de rua”, explica a assistente social do HST, Gisele Anselmo Flores. Diante dessas demandas o Hospital Santa Teresinha realiza o acolhimento, a escuta, o atendimento humanizado e a articulação com a Política Pública da Assistência Social e a rede socioassistencial, como o CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Ministério Público e as Secretarias Municipais de Saúde.