Semana da Enfermagem: os desafios da profissão que cuida das pessoas durante toda a vida

Quarta-feira, 12 de maio de 2021

Dedicar a vida profissional à serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana durante toda a vida, esta frase é parte do juramento do enfermeiro quando recebe sua graduação, e retrata o dia-a-dia dessa importante profissão que se mantém resiliente nos momentos mais vulneráveis do ser humano.

Ser enfermeiro é lidar com as pessoas em situações de risco, dor e insegurança. “Com toda certeza, manter a calma e a tranquilidade nos momentos de desespero e tristeza dos pacientes, ter empatia sem se distrair de suas funções, sempre exercendo o seu papel com responsabilidade e compreendendo a dor do outro, é o grande desafio de nossa profissão”, explica a enfermeira responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente, Liana Kulhkamp.

Para que o profissional de enfermagem possa superar todos estes desafios, é necessária uma estrutura de suporte, dando qualidade ao desempenhar de suas funções, capacitação e aprimoramento continuo. É partindo destas diretrizes que o Hospital Santa Teresinha tem buscado ofertar aos seus colaboradores condições de trabalho adequadas e, consequentemente, colocar em pratica uma de suas principais bandeiras a humanização do atendimento. “Os profissionais da saúde, principalmente os enfermeiros e técnicos, são a linha de frente na recepção e acolhimento dos pacientes da unidade. Lidam com pessoas de todas as idades, das mais variadas classes e comorbidades. Um olhar humano sobre todo esse panorama é resultado de profissional valorizado e capacitado. Por isso, investimos em qualificação e aprimoramento constantemente”, explica a gerente de enfermagem, Morgana Del Canalle.

A saúde do planeta vive um momento único que tem colocado os profissionais de enfermagem em situações extremas de cansaço e exaustão. Da mesma forma, uma onda de gratidão e reconhecimento é geradora de energia e força para que todos esses desafios sejam superados.