Quando devo procurar um endocrinologista?

Terça-feira, 1 de setembro de 2020

A endocrinologia é a especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas e das doenças que as afetam, são as glândulas os órgãos do corpo responsáveis pela liberação de hormônios na corrente sanguínea.

Os hormônios, por sua vez, têm papel fundamental na regulagem de diversas funções do nosso organismo. Quando a glândula para de funcionar corretamente, causa uma série de problemas e é o médico endocrinologista que irá auxiliar o paciente a reverter esse quadro, assim como em doenças relacionadas ao metabolismo.

Quais doenças são tratadas por este especialista?

Doenças relacionadas ao metabolismo e ao funcionamento das glândulas como: problemas de crescimento, diabetes, obesidade, osteoporose, dificuldades para engravidar, doenças relacionadas à menstruação, tireoide, andropausa, alterações nos níveis de colesterol e triglicérides, entre outras.

Quando devo procurar?

Sempre que houver problemas relacionados ao metabolismo do corpo, ganho ou perda de peso rápidos e sem causa aparente, problemas de crescimento ou diagnóstico de doenças como diabetes e alterações nos níveis de colesterol ou triglicérides.

O endocrinologista pode ainda ser um aliado importante na hora de perder peso, uma vez que ele é o profissional que verificará, por meio de exames específicos, se todas as glândulas estão funcionando de maneira saudável e se o ganho de peso não está sendo influenciado por alguma alteração hormonal. Ele também poderá prescrever com maior eficiência medicamentos reguladores de apetite, bem como, realizar o acompanhamento e a orientação adequados para o uso correto deste tipo de medicamento.

É o endocrinologista o profissional mais indicado para lidar com problemas de crescimento em crianças e adultos.  

O Hospital Santa Teresinha oferece em seu ambulatório de especialidades o atendimento de endocrinologista. Agende sua consulta!

🏥👨‍⚕️Hospital Santa Teresinha 🏥 👨‍⚕️

Rua Jacob Batista Uliano, 1370.

Centro - Braço do Norte/SC

📞 3658.9400

📞 CDI - 3658.9440

📞 Ambulatório - 3658.9444

 

 

Comentários