Pacientes do Mutirão de Cirurgias de Cataratas voltam ao HST neste final de semana

Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Os pacientes selecionados pelo Governo do Estado, que realizaram no mês passado, mais de 700 procedimentos cirúrgicos de Catarata no HST, estarão realizando neste final de semana, 15 e 16 de dezembro, seu retorno de reavaliação.

O Mutirão de Cirurgias de Catarata atendeu pacientes de 18 Municípios da Amurel, através de uma parceria entre Governo do Estado e Hospital Santa Teresinha. Cerca de 1500 pessoas, entre pacientes e acompanhantes utilizaram as dependências do HST durante os quatro dias de mutirão. Esse mesmo número é esperado nos próximos dois dias.

Uma equipe médica especializada foi responsável pelos procedimentos que devolveram as pessoas a visão antes prejudicada. O HST realizou todo acolhimento, cadastramento, alimentação e acompanhamento dos pacientes. “Estamos ansiosos para receber e acompanhar os resultados dessa importante iniciativa que mudou a vida de muitas pessoas”, salienta o diretor-geral do HST, Vitor Abitante.

O Projeto

O mutirão faz parte do Projeto Ver, realizado pelo Governo do Estado e que já atendeu 18,5 mil pacientes em todo Estado e pretende chegar a marca de 20 mil até o final deste ano.

Na edição de Braço do Norte, foram beneficiados 18 Municípios da Amurel. Entre eles, Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira em todo o mundo.