Outubro Rosa: quando prevenção e cuidado é passado de geração

Sábado, 31 de outubro de 2020

A prevenção ainda é o melhor tratamento contra o Câncer de Mana, durante todo mês de outubro o Hospital Santa Teresinha recebeu mulheres de todas as idades para a realização de consultas e exames como forma cuidado e prevenção de doenças.

Muitas histórias foram compartilhadas pelos corredores do HST, experiências de superação daquelas que venceram o câncer e de mulheres que estão lutando para vencê-lo. Histórias de amor pela vida, momentos de aprendizagem e conscientização.

Como o exemplo de amor passado de mãe para filhas, da Dona Pureza Gonçalves Cordeiro, que aos 70 anos, realiza a sua mamografia e sempre traz consigo suas filhas, Lucia Luiz Cordeiro e Maria Luiz Cordeiro.

Mãe de cinco filhos, dois homens e três mulheres, Dona Pureza sempre cuidou da sua saúde e ensinou as filhas a sempre estarem atentas a sua. “Todo ano viemos fazer mamografia, já tivemos outros casos de câncer na família e não perdemos a oportunidade de cuidar da nossa saúde. Aproveitamos para sempre marcarmos juntas”, explica Lucia.

A família que mora em São Ludgero, recebeu encaminhamento através da Rede Feminina de Combate ao Câncer. “Sempre estamos buscando informações sobre o câncer, fazemos o autoexame e tiramos nossas dúvidas com frequência. Se a gente não se cuidar, quem vai cuidar da gente?”, questiona Lucia.

A atitude da família é exemplo e modelo de conscientização, já que o câncer de mama é o tipo de câncer com maior incidência entre as mulheres no mundo, representando 24,2% do total de casos, segundo o INCA. “Nós cuidamos da gente e cuidamos da nossa mãe”, completa Maria.

Para a realização de exames de prevenção, o HST conta com um mamógrafo digital que fornece imagens em alta definição, permite a emissão de menores doses de radiação quando comparado a mamógrafos analógicos, além de um software que permite a compressão da mama de forma mais lenta e confortável para a paciente, permitindo um exame de qualidade, sofisticação e conforto.

Santa Catarina possui apenas 5 equipamentos como este, sendo o mamógrafo do HST único em nossa região, comparado apenas ao de grandes Centros Hospitalares em nível nacional.

A campanha Outubro Rosa do HST deverá se estender até o final do ano. A estrutura física do hospital recebeu as cores da conscientização. “O nosso Centro de Diagnóstico por Imagem - CDI, foi preparado com muito carinho para receber mulheres e suas histórias, através de um atendimento humanizado e um olhar diferenciado”, explica a enfermeira coordenadora do CDI, Letícia Figueiredo. Desde o início da campanha, até agora, o Hospital Santa Teresinha já realizou mais de 300 exames de mamografia.

Agende sua consulta ou exame:

🏥Hospital Santa Teresinha 🏥

Rua Jacob Batista Uliano, 1370.

Centro - Braço do Norte/SC

📞 3658.9400