Mitos e verdades sobre a Ginecologia

Quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Você sabia que ainda hoje, 20% das mulheres brasileiras não vão ao ginecologista? A saúde ginecológica é muito importante para a mulher e fundamental para a manutenção de sua saúde.

A ginecologia é uma especialidade que estuda, cuida e trata da saúde do aparelho reprodutor feminino. Cuida também da saúde das mamas e faz os principais diagnósticos das doenças que afetam as mulheres.

Ainda hoje, existem muitas dúvidas no que diz respeito a saúde da mulher, pensando nisso, o Hospital Santa Teresinha resolveu reunir algumas dúvidas frequentes das mulheres sobre esta especialidade e esclarecer o que de fato é verdade e o que é mito com relação a este assunto.

Consumir pouca água causa infecção urinaria?

Verdade. Beber pouca água diariamente aumenta o risco de infecção urinária, por aumentar a concentração de urina e propiciar que bactérias causem infecção.

O uso contínuo de anticoncepcional ou DIU causam infertilidade?

Mito. O uso de pílulas anticoncepcionais ou DIU para suspender a menstruação com supervisão medica não causa infertilidade, o tratamento é indicado principalmente em pacientes com fluxo menstrual e cólicas intensas.

Anticoncepcional engorda?

Mito. Os hormônios contidos nas pílulas devem ser dosados e indicados pelo ginecologista. Quando feito dessa forma, não há indícios de que o efeito seja relacionado ao aumento do peso.

A pílula altera o humor das mulheres?

Verdade. A pílula pode melhorar o humor feminino porque age diretamente no controle das dores e dos sintomas que acompanham a menstruação. O contraceptivo oral é um combatente da TPM.

Anticoncepcional causa celulite?

Mito. As celulites são provenientes da genética.

Posso tomar qualquer anticoncepcional disponível no mercado?

Mito. Não, o ginecologista é o único profissional capacitado para receitar o contraceptivo oral ideal para você.

Autoexame das mamas deve ser feito sempre após a menstruação?

Verdade. O autoexame das mamas é feito após a menstruação porque no período pré-menstrual as mamas estão mais sensíveis e inchadas devido aos hormônios, confundindo a presença de nódulos que não existem na glândula mamária.

Distúrbios da Tireoide são mais comuns nas mulheres?

Verdade. É maior a frequência de distúrbios da tireoide nas mulheres, principalmente naquelas com histórico familiar de hipotireoidismo.

Colocação de próteses mamárias dificulta a amamentação e o rastreamento do câncer de mama?

Mito. As próteses mamárias não interferem na lactação e no rastreamento do câncer de mama.

Biquíni molhado por muito tempo causa corrimento?

Verdade. O biquíni molhado só favorece a proliferação de bactérias e fungos, causando a candidíase, infecção que provoca corrimento e coceira vaginal.

Dormir sem roupa intima faz bem?

Verdade. Este é um hábito muito bom para a saúde íntima, já que deixa a região arejada e evita irritações durante a noite.

A mulher deve usar absorvente diário?

Mito. Os absorventes diários ajudam a abafar a região íntima e criam um ambiente mais propícios para a proliferação de bactérias.

Quanto mais cedo iniciar o uso de anticoncepcional maior a chance de redução da fertilidade no futuro?

Mito. A partir da primeira menstruação, as mulheres mais jovens já podem fazer o uso do método contraceptivo, o que não interfere no sistema reprodutivo da mulher no futuro.

Essas são apenas algumas dúvidas que separamos para você. O Hospital Santa Teresinha oferece atendimento ginecológico através de especialistas no seu Ambulatório de Especialidades e ainda todos os exames para a saúde da mulher, através do seu Centro de Diagnóstico por Imagem. Agende sua consulta.

 

Comentários