Setembro Amarelo: um olhar diferenciado à saúde emocional

Quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Quando um paciente recebe atendimento em uma unidade de saúde, não só os sintomas físicos são avaliados pelo médico. Muitas doenças possuem origem ou são resultantes das emoções. É preciso um olhar diferenciado para percebê-las e indicar um tratamento eficaz. O Hospital Santa Teresinha tem buscado alinhar tratamentos de saúde com uma percepção mais humana das suas causas e dessa forma observar com mais precisão doenças psicossomáticas.

Doenças psicossomáticas, são desordens emocionais ou psiquiátricas que afetam também o funcionamento dos órgãos do corpo. Esses desajustes provocam múltiplas queixas físicas e que podem surgir em diferentes partes do corpo. “Sempre que identificamos uma possível causa emocional para os sintomas do paciente, solicitamos um acompanhamento psicológico que acontece na própria unidade de saúde”, explica o diretor técnico do HST, Dr. José Nazareno Goulart Júnior.

A organização mundial da saúde estima que cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofram com a Depressão, que está diretamente relacionada com o aumento dos casos de suicídio no planeta. “Aqui no HST, identificamos os pacientes que possuem sintomas de doenças de cunho emocional e oferecemos o atendimento psicológico necessário para o seu bem-estar.  Temos uma sala de atendimento exclusiva e especialmente montada para realização dessas sessões. Muitas vezes ampliamos esse olhar não só aos pacientes, mas a seus familiares”, pontua a psicóloga do HST, Carolinna Kuerten Marcelino Fernandes.

A humanização do atendimento tem sido um dos pilares do Hospital Santa Teresinha e vem reforçando o atendimento e o tratamento dos pacientes que procuram a unidade de saúde. A identificação dessas doenças precocemente é a principal e mais eficaz forma de tratamento.

Sintomas

Os sintomas de doenças psicossomáticas são complexos, já que variam de suaves, moderados ou graves, ao passo que podem ser únicos ou de representatividade múltipla. Mas algumas características são mais evidentes.

Ente elas: alterações gástricas como enjoos, dores, queimação; insônia, geralmente com muita dificuldade para relaxar e dormir; manchas roxas ou avermelhadas espalhadas pelo corpo; dores de cabeça constantes e sem motivo aparente; sensação de sufocamento ou de falta de ar; desinteresse pelas atividades de rotina; batimentos cardíacos acelerados; queixas de dores generalizadas; fadiga sem causa aparente; falta de concentração; irritabilidade; sonolência; desânimo e fraqueza.

O paciente neste estado não consegue conciliar seus pensamentos e ações, que geralmente oscilam entre o positivo e o negativo. Por isso, a maioria dos psicossomáticos deixam-se dominar pelas emoções negativas que sustentam a falta de motivação para a vida.

É importante ressaltar que todas as doenças resultantes das emoções possuem tratamento e você deve procurar ajuda. No Brasil, o CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (basta discar 188), e-mail e chat 24 horas, todos os dias.

Cuide de você e valorize seu bem mais precioso: a vida.

O Hospital Santa Teresinha oferece em seu ambulatório de especialidades o atendimento psiquiátrico e psicológico. Agende sua consulta!

🏥👨⚕Hospital Santa Teresinha 🏥 👨⚕

Rua Jacob Batista Uliano, 1370.

Centro - Braço do Norte/SC

📞 3658.9400