Quarto Mutirão de Cirurgias de Catarata acontece nesse final de semana

Quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Mais de 1200 pessoas entre pacientes e acompanhantes de 18 municípios da região da Amurel são esperadas pelo Hospital Santa Teresinha no seu 4º Mutirão de Cirurgias de Catarata, que acontece neste final de semana entre os dias 15 e 17 de novembro.

Nessas quatro edições do mutirão de cirurgias do HST mais de 2 mil procedimentos já foram realizados. Pacientes que esperavam pela cirurgia de catarata há mais de 5 anos. O mutirão é uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado.

O Hospital Santa Teresinha prepara desde o início da semana uma estrutura especial para receber pacientes e acompanhantes. “Estamos muito orgulhosos de realizar a quarta edição deste importante mutirão que beneficia pacientes de todo sul do estado, fomos escolhidos mais uma vez pelo resultado e bom desempenho de nossa equipe no acolhimento, organização e atendimento dos beneficiados. É muito significativo para o Hospital Santa Teresinha contribuir com essa campanha tão importante que transforma e renova a vida das pessoas”, destaca o presidente do HST, o advogado Pedro Michels Neto.

Além do mutirão, segue normalmente os atendimentos de urgência e emergência durante os três dias. “Conciliar os atendimentos é sempre um grande desafio para todos nós e vem dando certo. São três dias de mutirão para a comunidade, mas o planejamento para realizá-lo já ocorre há alguns meses dentro do hospital”, ressalta o diretor geral, Vitor Abitante.

As cirurgias aconteceram durante todo o dia, acompanhada dos retornos pós-cirúrgicos no dia seguinte. “O processo é rápido, no mesmo dia os pacientes realizam suas consultas e avaliações, além do procedimento pré-operatório e cirúrgico. Após preenchidos alguns requisitos, como pressão estável, diabetes controlada em pacientes com a enfermidade e dilatação da vista o procedimento leva apenas três minutos em média. Dessa forma conseguimos atender essa grande demanda em poucos dias”, explica o diretor técnico do HST, Dr. José Nazareno Goulart Junior.

Entre os municípios que serão atendidos estão Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Urussanga e Tubarão.

Os pacientes serão recebidos pela equipe do HST a partir das 5h30min da manhã, cadastrados e encaminhados à cirurgia. Uma equipe de profissionais contratados do Estado, realizará os procedimentos.