Otorrinolaringologia: Doenças, Tratamentos e Prevenção.

Sexta-feira, 4 de abril de 2014

Otorrinolaringologia: Doenças, Tratamentos e Prevenção.

 

A otorrinolaringologia é a especialidade da medicina que trata das doenças que ocorrem nas orelhas e no labirinto, no nariz e nos seios paranasais, na boca e na laringe.

 

Orelhas e Labirinto

As perdas auditivas podem ter várias causas. Podem ser de origem familiar, ou genéticas,  podem ser devido a idade, a infecções, tumores ou mesmo causadas pela exposição ao barulho.  Devem ser investigadas com exame médico e exames que avaliam a audição como a audiometria. Em alguns casos são necessários exames de imagem, como a Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética. Pode-se ajudar na prevenção  de algumas das causas de perda auditiva evitando-se a exposição excessiva ao barulho. No tratamento das perdas auditivas pode ser necessário o uso de um aparelho de audição e para alguns casos selecionados, pode ser necessária uma cirurgia.

A maioria das tonturas também é tratada por este especialista. Elas podem ser causadas por hábitos alimentares errados, estresse, traumas no ouvido e doenças do próprio labirinto. Somente uma avaliação completa da tontura com exames de sangue, de audição e da função labiríntica consegue definir sua causa e seu tratamento, que geralmente inclui mudanças dos hábitos, exercícios físicos e até alguns medicamentos. A prevenção das tonturas inicia-se ao alimentar-se corretamente, fazendo exercícios e dormindo bem durante a noite.

As infecções nas orelhas também são bastante prevalentes.  As infecções externas em geral são causadas por exposição excessiva a água, principalmente no verão, e são tratadas com proteção e uso de gotas locais. Já as internas, nas crianças, geralmente estão relacionadas com a respiração oral, quer seja pelo aumento da adenóide ou pelas doenças alérgicas e infecciosas do nariz. ao hábito de mamar deitado, à freqüência em creches e quando a mesma tem familiares tabagistas. Nos adultos, as infecções geralmente ocorrem naqueles que já as tinham na infância e acabaram por perfurar a membrana timpânica e nos que têm uma respiração nasal ruim. Elas devem ser diagnosticadas e tratadas o quanto antes, pois podem desencadear infecções crônicas e perda auditiva progressiva ao longo da vida.

Boca e Laringe

Em várias doenças da boca o otorrinolaringologista, em conjunto com o dentista, pode ser muito útil. Lesões brancas, vermelhas ou bolhosas são comuns, tem um diagnóstico complexo e podem estar relacionadas com outras doenças sistêmicas. Necessitam de uma boa consulta, uma análise minuciosa da lesão e as vezes, de biópsia para serem diagnosticadas. Na laringe, as doenças podem causar rouquidão, engasgos ou falta de ar. As principais causas desses sintomas são o Refluxo Laringo-Faríngeo, o uso do tabaco e os nódulos e tumores.

O Refluxo Laringo-Faríngeo é resultado do retorno do ácido produzido no estômago para a laringe. Pode dar sensação de algo entalado na garganta, engasgos, pigarro, tosse seca, queimação e rouquidão matinal. Pode ser prevenido através do controle do peso, dos exercícios físicos regulares e de bons hábitos alimentares, evitando-se o abuso de cafeína, chocolate, refrigerantes, alimentos ácidos ou gordurosos, pimenta, cigarro e álcool. É necessário a avaliação do otorrinolaringologista com a realização da videonasolaringoscopia flexível ou a avaliação de um médico gastroenterologista, por sua associação com o Refluxo Gastro-Esofágico.

Na boca e na laringe, o tabaco pode ser o principal causador do câncer. Causa inchaço das cordas vocais, e os sintomas são a rouquidão, sensação de entalo na garganta e até  falta de ar nos casos mais graves. Para prevenir estas doenças é preciso combater o hábito de fumar. Nos casos mais graves muitas vezes é necessário cirurgia. Nestes mesmos moldes existem as lesões benignas (os nódulos, os cistos, os sulcos e os pólipos) que podem ser tratados com fonoterapia, em alguns poucos casos a cirurgia laríngea.

 

Nariz e Seios da Face

A dificuldade para respirar com origem na obstrução nasal é uma das queixas mais comuns feitas ao otorrinolaringologista, esta tem como causas as rinites, o desvio de septo nasal, as sinusites e outras alterações menos comuns.

As rinites podem ser prevenidas evitando o contato com os agentes que causam a alergia.

 Pó e ácaros: Evitar presença de cortina de pano e animais de pelúcia.

Higienizar a casa com pano úmido, evitando levantar o pó ao varrer.

Realizar a troca de roupa de cama e banho semanalmente.

Agentes Irritantes: Evitar exposição ao tabaco, odores fortes e produtos químicos.

Evitar contato com animais por possível inalação de seus pêlos. (gatos e cachorros).

 

O desvio de septo nasal é a tortuosidade da parede central do nariz que pode surgir após uma fratura nasal e também naturalmente com o crescimento. O tratamento é quase sempre cirúrgico.

As sinusites são infecções que ocorrem nos seios da face, que são espaços preenchidos por ar dentro dos ossos da face e são interligados com o nariz.

Dentro da otorrinolaringologia com o avanço da medicina por meio de exames endoscópicos nasais (vídeonasolaringoscopia flexível) permite a visualização das estruturas nasais, faríngeas e laríngeas através de fibra ótica.

Com o avanço da medicina, desenvolve-se a cada dia exames que possibilitam uma maior clareza do que de fato esta acontecendo com o paciente, possibilitando maiores chances de diagnóstico e tratamento corretos.

Roncos

Os roncos associados a respiração oral são queixas bastante freqüentes na infância e até na adolescência. Em sua grande maioria ocorrem por aumento no tamanho das amígdalas e da adenóide. Aumento este que dificultam a passagem do ar durante a respiração pelo nariz, gerando um som característico, os roncos. A respiração oral traz, durante a fase de crescimento, um prejuízo de difícil correção ao desenvolvimento ósseo da face e até intelectual da criança. Por isso a necessidade de correção desta alteração em idade adequada.       

Nos últimos anos muito se tem estudado sobre as conseqüências do ronco associado a eventos de apneia durante o sono em adultos. Verificou-se que estão associados a diminuição na qualidade de vida pela sonolência diurna excessiva, dores de cabeça freqüentes, dificuldade em manter atenção e memória, além de aumentarem os índices de acidentes de trânsito e o risco de infarto cardíaco e acidente vascular cerebral (“derrame”). O diagnóstico se faz através da interpretação do estudo do sono monitorado estando habilitados para fazê-lo: o otorrinolaringologista, pneumologista, neurologista e o psiquiatra. Atualmente estão disponíveis várias formas de tratamento, que são indicadas baseado nos resultados dos exames e na avaliação geral do paciente. Entre eles os principais seriam: o CPAP, o aparelho intra oral e o tratamento cirúrgico.

Como exposto, a Otorrinolaringologia é uma área bem ampla da medicina. O papel do médico está em diagnosticar estas e outras doenças, para que possam ser devidamente tratadas. O paciente sempre colabora no tratamento, acatando as medidas determinadas e mantendo sempre bons hábitos de vida, o que é essencial.       

Comentários