HST sedia mutirão de Cirurgias de Catarata

Sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Viver na total escuridão, ou com visão parcial e nublada. Essa é a realidade de muitos pacientes que sofrem com Catarata. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença é responsável por 51% dos casos de cegueira em todo o mundo. Para minimizar essa realidade na região, o Governo do Estado em parceria com o Hospital Santa Teresinha, realiza na próxima semana em Braço do Norte, o mutirão de Cirurgias de Catarata do Projeto Ver.

O projeto já atendeu 18,5 mil pacientes em todo Estado e pretende chegar a marca de 20 mil até o final deste ano.  O convênio, assinado pelo Governo do Estado, através do secretário de Saúde, Acélio Casagrande, e o Hospital Santa Teresinha, pretende realizar 783 procedimentos entre os dias 15 e 18 de novembro. Os quase 800 pacientes já foram selecionados em 18 municípios de toda região e irão resultar em um fluxo de 1500 pessoas, durante os quatro dias.

Para atender com qualidade toda essa demanda, sem prejudicar o atendimento hospitalar normal, o HST elaborou um Plano de Ação que pretende acomodar, encaminhar e atender a todos os pacientes de forma organizada e humanizada.

Uma estrutura externa será montada para receber os pacientes que devem chegar na madrugada da próxima quinta-feira (15). Os procedimentos serão realizados por uma equipe de profissionais, formada por 15 profissionais. As cirurgias acontecem pela manhã e os retornos no período da tarde, no dia posterior ao procedimento. “Como não há necessidade de internação, mantemos o atendimento normal aos nossos pacientes do HST. Pedindo apenas a colaboração da população para procurarem a unidade de saúde nos casos de urgência e emergência durante esses quatro dias”, explica o diretor técnico, Dr. José Nazareno Goulart Junior.

No mesmo dia, são realizadas consultas, avaliações e cirurgias dos pacientes. Entre os municípios atendidos estão: Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão. Tubarão e Laguna lideram o número de atendimentos, com 300 pacientes. “É uma honra para o HST sediar esse mutirão. É uma grande emoção levar a visão àqueles que a muito tempo não enxergam direito. Alguns desses pacientes esperaram essa cirurgia por até cinco anos”, ressalta o diretor geral do HST, Vitor Abitante. O Hospital Santa Teresinha deve ainda encaminhar ofício ao Conselho de Trânsito solicitando o apoio da Policia Militar para regular o trânsito da rua do Hospital durante os dias do mutirão. “Serão 783 pacientes com acompanhantes, isso gera um fluxo de aproximadamente 1500 pessoas. Todos esses pacientes dos 18 municípios devem chegar ao HST em horários pré-determinados mais próximos, existe um processo de liberação dos cadastros e essa quantidade de pessoas vem conduzidas pelas prefeituras, gerando um grande número de ônibus, vans e automóveis nas redondezas do hospital, nosso intuito é facilitar esse acesso e estacionamento”, completa Abitante.

Além da estrutura, o hospital ainda oferecerá suporte técnico para o acolhimento desses pacientes e de enfermagem para auxiliar no procedimento. “Iniciativas como esta, nos enchem de orgulho. Primeiro pela confiança depositada em nosso hospital. Segundo pelo belíssimo trabalho de atendimento à comunidade. São pessoas que esperam a muito tempo esta cirurgia tão determinante para a sua qualidade de vida. Voltar a enxergar é renascer”, finaliza o presidente do HST, Camilo Alberton.

Durante todo o mês, reuniões entre a equipe do HST e os profissionais do Projeto foram realizadas para alinhamento dos trabalhos. Internamente, diretoria, direção geral e direção técnica discutiram a melhor forma de atender a essa importante demanda, que contará com o apoio dos colaboradores do HST. Em dezembro, acontece o retorno de 30 dias de todos os pacientes que passaram pela cirurgia.