HST busca apoio dos associados da Cerbranorte para ampliação

Quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Nesta sexta-feira, 15, acontece a Assembleia da Cerbranorte, entre os assuntos a serem abordados, a aprovação pelos associados do repasse para ampliação do Hospital Santa Teresinha. A obra é vista como prioridade pela diretoria do HST e conta com o apoio de autoridades e entidades, entre elas o DEL – Conselho de Desenvolvimento Econômico Local.

A luta pela ampliação do Hospital Santa Teresinha iniciou no ano passado, com a realização de um projeto e a sua aprovação na Vigilância Sanitária Estadual. A necessidade da ampliação surgiu pela grande carência de uma Unidade de Terapia Intensiva na região. “A construção do novo hospital não pode parar, mas ela levará um tempo que não temos mais como esperar neste momento. Nossa solução foi realizar um projeto de ampliação mais rápido e prático e dessa forma, minimizar as perdas de vidas de toda região por falta de UTI. Para se ter uma ideia, para conseguirmos uma realizar uma transfusão de sangue levamos hoje, até 6 horas de espera até a chegada do sangue em Braço do Norte. Não temos esse tempo quando se trata de uma vida. Muitas vezes estamos lidando com minutos ou até segundos”, destaca o diretor técnico médico do Hospital Santa Teresinha, Dr. José Nazareno Goulart Junior. “Quando você se vê, ou a alguém que você ama, em uma emergência, você corre para o hospital mais próximo e espera que ele esteja preparado para salvar sua vida. Afinal é sobre que estamos falando, sobre vidas. E saúde deve ser prioridade sempre. Temos plena convicção que os associados da Cerbranorte pensam como nós e vão nos apoiar nesta luta”, completa o diretor geral, Vitor Abitante.

Além da ampliação, que prevê 13 leitos de UTI, uma Agência Transfusional (banco de sangue), Centro de Diagnóstico por Imagem e novos leitos de internação, o Hospital pede ainda aos associados, o apoio para continuidade e implementação dos atendimentos do Segundo Plantonista. Com o repasse mensal já aprovado em assembleia anterior, manteve-se o atendimento de um segundo plantonista, que reduziu o tempo de espera na recepção do HST em 49% e ampliou o número de atendimentos em 33%. Com a aprovação na assembleia desta sexta-feira, os associados irão manter este serviço. “O hospital não tem condições de manter o atendimento caso os associados não aprovem a continuidade dos repasses. Caso isso aconteça estamos comprometendo até mesmo o atendimento emergencial normal, já que a demanda ampliou consideravelmente no último ano”, salienta Abitante.

O hospital solicita ainda apoio para a manutenção dos novos equipamentos. “Somos um hospital filantrópico e dependemos do apoio do governo e das entidades, como a Cerbranorte. Contamos com a confiança e apoio dos associados para que seja priorizada a saúde de nossa população e para que possamos oferecer um serviço referência em toda região”, ressalta o presidente, Camilo Alberton.

Com a chegada dos novos equipamentos, através de emenda parlamentar, o HST deve se tornar referência em toda região com equipamentos de última geração na área da saúde. “Para se ter uma ideia o novo tomógrafo do HST possui 32 canais, um dos maiores da Amurel. Nós teremos também, o único mamógrafo totalmente digital capaz de realizar exames complexos com resultado muito superior aos existentes, entre outros equipamentos”, explica o diretor técnico, Dr. José Nazareno Goulart Junior.

Com as emendas, já chegaram e devem ainda chegar até o final dos próximos meses, mais de 90 novos equipamentos ao HST, dentro outros materiais, que além de exigir equipes qualificadas para a sua utilização devem ampliar, consideravelmente, os custos do HST com manutenção. A assembleia da Cerbranorte Geração e Distribuição, que ocorre separadamente à eleição para a cooperativa, e que discutirá estes assuntos, acontece na sexta-feira, 15 de Fevereiro, com primeira chamada para as 18horas no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nosso Senhor do Bom fim de braço do Norte.