Depois Do Hospital São José, Regional Também Cancela Cirurgias Eletivas Em Joinville

Sexta-feira, 6 de junho de 2014

Em decisão tomada na manhã desta quarta-feira, o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt suspendeu as cirurgias eletivas (marcadas com antecedência). Somente os procedimentos de urgência e emergência serão realizados pelo hospital estadual.

A medida foi tomada em conseqüência da maior demanda por causa da greve dos servidores da Prefeitura de Joinville, com impactos no Hospital Municipal São José. São 90 leitos fechados no hospital administrado pelo municípiol, onde as cirurgias eletivas também foram canceladas já na semana passada (a média é de 37 operações diárias).

O pronto-socorro do Regional está superlotado e não haveria, segundo a direção, como atender os pacientes da escala das cirurgias eletivas - são entre 15 e 20 procedimentos por dia. O diretor do Regional, Armando Lorga, informa ainda que os demais hospitais da região, também estão lotados

Números da greve na manhã desta quarta-feira

Na manhã desta quarta-feira, segundo balanço da Secretaria de Gestão de Pessoas, 1.137 (9,26%) servidores da Prefeitura de Joinville estão em greve.

Na área da saúde são registradas 283 faltas. Por conta disso, estão fechados quatro postos de saúde: a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Rio do Ferro (Aventureiro), a UBSF Itinga (bairro Itinga), a UBSF Dom Gregório (bairro Jardim Iririú) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Leonardo Schlickman (bairro Iririú).

A orientação da Secretaria da Saúde é que as pessoas que precisam de medicamentos nessas unidades devem procurar outros postos de saúde. Devido à situação causada pela greve, todas as unidades do município que tenham o atendimento com farmacêutico podem entregar os medicamentos, mediante a apresentação do receituário.

Para quem precisa de medicamentos psicotrópicos, a orientação é que procurem o Pronto de Acolhimento Psicossocial (PAPs) para retirar os remédios. A unidade fica localizada na rua Engenheiro Niemeyer, 300 (em frente ao shopping Mueller). O telefone é o (47) 3433-9659.

Pronto Atendimentos (PAs)

Permanece com restrição o atendimento no Pronto-atendimento (PA) Norte e no PA Sul, dedicados apenas a casos de urgência e emergência. Na Unidade de Pronto-Atendimento Leste o atendimento é realizado normalmente.

Hospital São José

No hospital foram registradas 109 faltas. Continuam fechados 90 leitos e 37 cirurgias foram canceladas.

Educação

Na rede municipal de educação, foram 624 servidores faltantes, sendo 405 nas escolas e 219 nos Centros de Educação Infantil (CEIs).

A NOTÍCIA

Fonte: Diário Catarinense/SC: 05/06/2014