Cuidando do corpo e da mente

Terça-feira, 10 de abril de 2018

Cuidar da saúde, nem sempre é algo fácil. Muitas vezes, requer dedicação ao tratamento e para isso, muitos pacientes permanecem enquanto se recuperam, sob os cuidados de profissionais qualificados. Mas como tornar o ambiente hospitalar mais humano e mais relaxante? Pensando nisso, o Hospital Santa Teresinha, paralelamente ao atendimento de saúde, oferece ações que priorizam o bem-estar humano, como o projeto “Biblioteca HST”.

O Projeto Biblioteca HST oferece aos pacientes internados e aos seus acompanhantes a oportunidade de cuidar também da mente, com uma lista de livros que podem ser solicitados para leitura durante o tratamento na unidade. “Nosso objetivo é estimular a melhora do paciente em todos os sentidos. A leitura tem o poder de exercitar o cérebro, aprimorando a memória, estimulando a imaginação, ajudando a desenvolver o raciocínio e a concentração, contribuindo com a saúde física e mental”, explica o diretor Vitor Abitante.

Para a paciente, Maria Laura Marcelino Fidelis, de 22 anos, o projeto contribui e muito com a melhora da estadia e oferece uma distração para aqueles que estão internados. “Fazer um tratamento de saúde é sempre difícil, você não está no conforto de casa, divide espaço com outras pessoas as vezes e tem toda a rotina de um ambiente hospitalar. Poder ler um livro é uma distração maravilhosa, tira um pouco o nosso pensamento da dor e do problema”, completa.

O ambiente hospitalar gera ansiedade, o objetivo do projeto é minimizar o impacto negativo da internação, dando mais conforto e levando o paciente a um universo paralelo à doença.
O “Projeto Biblioteca HST”, possui cerca de 165 exemplares de livros com diversidade de conteúdo. O acervo da biblioteca foi montado com doação de funcionários e da comunidade, e fica à disposição dos pacientes e acompanhantes que podem solicitar os livros através de uma lista de títulos disponível nos leitos. “Os livros podem ser solicitados à equipe de enfermagem que aciona os serviços de hotelaria, fica registrado em uma tabela as referências do livro e do paciente e ficam disponíveis até o final da internação ou no termino da leitura”, explica a enfermeira da hotelaria, Luciani Favarin.

O hospital está aberto a doações de livros, que podem ser entregues na recepção da unidade.