Estrutura

Voltar para Estrutura

Nutrição

Estrutura

       O Serviço de Nutrição e Dietética - SND – do Hospital Santa Teresinha é responsável pelo planejamento nutricional, produção e fornecimento de refeições aos pacientes e funcionários. Atualmente produz cerca de 200 refeições diárias, composta por café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e lanches.

       Formado por uma equipe de 2 cozinheiras, 2 auxiliares de cozinha e 2 copeiras, sob o comando da Nutricionista Morgana Prá, o SND (Serviço de Nutrição e Dietética) dedica-se a desempenhar um trabalho harmônico e integrado, tendo como objetivo oferecer ao paciente refeições em quantidade e qualidade adequadas ao seu estado clínico e tratamento hospitalar, e desta forma contribui para recuperação do paciente.

Serviço

       As refeições são preparadas sob rigoroso controle de higiene, servidas em bandejas térmicas, utensílios e talheres individualmente embalados e a distribuição é feita em carrinhos apropriados por copeiras experientes e constantemente treinadas.

       Em decorrência das diferentes restrições dietoterápicas dos pacientes é necessária padronização das dietas, e em casos específicos é necessária à avaliação da nutricionista para adequação da dieta de forma diferenciada. Além disso, a nutricionista orienta o paciente e/ou familiares quanto à dieta que está recebendo e orientações específicas sobre como se alimentar a partir do momento em que receber alta hospitalar.

       Os pacientes com necessidade de Terapia Nutricional Enteral, recebem dieta 100% industrializada e de sistema fechado com auxilio de bombas de infusão, assegurando um criterioso controle microbiológico assim como uma oferta adequada de nutrientes ao seu estado nutricional, otimizando sua recuperação. 

 

Comissão De Terapia Nutricional Oral E Enteral

      O hospital conta com a Comissão de Terapia Nutricional oral e enteral, que atua no controle de qualidade dos serviços de nutrição e dietética em geral, prescrições dietéticas, e acompanhamento de pacientes em uso de dieta enteral e suplementos.

      Esta comissão é formada pela Nutricionista Morgana Prá, Médico Gastroenterologista Reginaldo Oenning, Farmacêutica Edinara Meurer Stang e Enfermeira Paula Kuerten Michels Fernandes. 

Voltar para Estrutura