Estrutura

Voltar para Estrutura

Hotelaria

       O setor de Hotelaria do Hospital Santa Teresinha está baseado na ideia de receber bem, proporcionar ao paciente e aos familiares um ambiente acolhedor, seguro, confortável, durante seu período de internação.

       É um setor que contribui para oferecer todos os serviços de apoio, que, associados aos serviços específicos, garante aos pacientes e familiares a melhor experiência durante a permanência hospitalar. A Hotelaria se preocupa em atender o cliente desde a recepção, portaria, serviço de quarto, higiene, rouparia, até as mudanças feitas na arquitetura, decoração das instituições.

       A Hotelaria Hospitalar é voltada para uma contínua busca da excelência, conciliando os objetivos do hospital com o ato de hospedar, sem perder de vista a especificidade de sua clientela. Embora o foco principal seja o tratamento e a assistência, o hospital passa a investir nos serviços que envolvem a hospedagem, reconhecendo o paciente e o seu acompanhante como clientes.

 

RECEPÇÃO

       É considerada um setor de apoio que tem como principal finalidade contato útil, efetivo e humano entre o público interno e externo.

       No hospital, esse setor é responsável, além das atividades operacionais da recepção, pela integração entre os diversos setores do hospital.

       A recepção presta o atendimento inicial  a pacientes, familiares e/ou acompanhamento, propagandistas, vendedores, agenciadores, estudantes, visitantes, funcionários e outros.

       Como primeiro e último contato do Hospital, compete a recepção prestar atendimento com qualidade, principalmente, com a valorização das pessoas e do tratamento humanizado dos clientes de saúde, gerando satisfação, encantamento e fidelização, a fim de tornar o ambiente e a estada do cliente de saúde mais agradável.

 

PORTARIA

       Tem como principal finalidade proporcionar fluxo e controle adequado a movimentação de pessoas, mantendo a ordem no ambiente hospitalar. É um conjunto de medidas integradas de proteção e segurança, com a finalidade de manter a integridade física do patrimônio, seus valores e vidas.

 

HIGIENIZAÇÃO

       A unidade da HIGIENIZAÇÃO é considerada um setor de apoio, que tem como principal finalidade localizar, identificar, conter, remover e desfazer-se de forma adequada, de substâncias indesejáveis, ou seja, poluentes, de uma superfície ou ambiente.

       A principal finalidade do Serviço de Higienização e Limpeza é preparar o ambiente, manter a ordem, proporcionando maior segurança aos profissionais desta instituição, favorecendo o bom desempenho das ações a serem desenvolvidas, melhorando assim, a qualidade dos serviços.

Tem como principais finalidades:

·         Manter o ambiente limpo;

·         Prevenir infecções hospitalares;

·         Conservar equipamentos;

·         Prevenir acidentes de trabalho

O serviço de Higienização Hospitalar do Hospital Santa Teresinha é realizado através de funcionários da própria instituição.

 

ROUPARIA

       A unidade da ROUPARIA tem como objetivo coletar, pesar, separar as peças e distribuir roupas em condições de uso, higiene, quantidade, qualidade e conservação a todas as unidades do serviço de saúde.

       A rouparia do HST é uma atividade terceirizada pela empresa LAVEBRAS de Florianópolis/SC que recolhe e distribui, três vezes na semana as rouparias, devendo garantir o atendimento à demanda e a continuidade da assistência.

       As roupas utilizadas nos serviços de saúde incluem lençóis, fronhas, cobertores, mantas, toalhas, roupas de pacientes como camisolas, compressas, panos de chão, campos e roupas cirúrgicas, aventais, dentre outros. 

Voltar para Estrutura